quinta-feira, 8 de abril de 2010

Para inglês ver...

Sem pretender tirar eventuais méritos ao projecto apresentado ontem pela EDP, designado por Inov City, de que a cidade de Évora será pioneira. Não me parece, contudo, que uma tenda montada há vários dias a esta parte na nossa principal praça, possa ser justificada por tal evento.
Eventos deste cariz deveriam ser realizados em espaços construídos para o efeito. Não me parece curial nem sensato que, se condicione a fruição de um espaço com a beleza e a importância da praça do Giraldo, durante cinco dias, a propósito de uma campanha publicitária. Seja qual for a sua natureza. Por maioria de razão, quando esses dias corresponderam ao fim de semana da Páscoa. Perguntem aos turistas se gostam de ver “tendas” nos locais de interesse turísticos das cidades que visitam. Não me parece que fiquem agradados com tal facto..
No sentido de se dar mais capacidade económica à cidade, o poder politico local eborense, deveria preocupar-se em colmatar as lacunas que existem ao nível de algumas infra-estruturas, como por exemplo, na construção de um espaço com dimensão e capacidade para albergar eventos, congressos e reuniões, do que associar-se a estas campanhas publicitárias, que, praticamente, só beneficiam quem as organiza. No caso concreto, a EDP e o Governo.
O executivo camarário em vez de se deixar “embriagar” por estes eventos, que tanto agradam ao primeiro-ministro e seus sequazes. Deveria, isso sim, porque é do interesse da região e em especial da cidade, pressionar a administração central no sentido de criar condições para que o investimento privado e público venha a ser uma realidade. Porque, infelizmente, tem sido uma verdadeira miragem. Só com investimento é que a cidade se desenvolverá e, consequentemente, criará condições favoráveis a todos aqueles que nela habitam, como, também, será no futuro a curto prazo mais atractiva para aqueles que pretendam sair do litoral que, cada vez mais, oferece menos qualidade de vida aos que lá habitam.

Sem comentários: